editora Escala
 
ReportagensVoltar à Home
 
 
Tecnologia

Era da mobilidade corporativa


O que se conhecia como tendência mundial passa a ser requisito para acirrar a concorrência e aperfeiçoar o trabalho das equipes por meio do uso de smartphones e tablets. Conheça essas ferramentas e como elas podem ser aplicadas na sua empresa


Texto de Milena Parente

No mundo todo, a mobilidade corporativa deixou de ser uma forte tendência para ser o novo paradigma de implementação de sistemas. Hoje, grande parte das empresas tem praticado algum nível de mobilidade e estão avaliando a integração de novas soluções em seus processos. Inicialmente, as empresas aplicaram a mobilidade com o correio eletrônico, mas é possível utilizá-la como ferramenta de grande diferencial nas atividades da empresa e também na relação com o consumidor final e, para isso, é preciso que as corporações comecem a integrar processos, fazendo-se necessário definir uma estratégia para essa mobilidade, escolhendo aparelhos, operadoras, contratos, etc. Há anos fala-se sobre informação na “ponta dos dedos” e desta necessidade em um mundo cada vez mais competitivo e globalizado em que vivemos. Decisões que antes eram tomadas em semanas, depois em dias, hoje são realizadas em minutos. E nesse contexto a mobilidade se faz presente e importante na competitividade.

O mercado está em pleno desenvolvimento quando o assunto é tecnologia de qualidade. De acordo com dados da consultoria International Data Corporation (IDC), só em 2010 os fabricantes de celulares venderam 302,6 milhões de smartphones no mundo, alta de 74,4% em relação aos 183,5 milhões de aparelhos comercializados em 2009. Ainda de acordo com o IDC, durante o quarto trimestre de 2010, o mercado mundial de smartphones expandiu 87,2%, sendo vendidos 100,9 milhões de aparelhos ao todo, quase o dobro do verificado no mesmo período de 2009 (53,9 milhões de dispositivos).

Como essa ferramenta pode otimizar o dia a dia das empresas?

  • Melhorar a aplicação de metas para equipes de atendimento, produção e comercial;
  • Organiza a vida do cliente, centralizando informações de forma a permitir acesso remoto facilmente;
  • Automatiza tarefas repetitivas economizando tempo e reduzindo erros;
  • Aumenta a segurança no acesso às informações;
  • Viabiliza vendas pela internet em menos de uma semana;
  • Integra filiais e colaboradores de forma simples e com consolidação de relatórios automática;
  • Expande a possibilidade de uso do produto ou serviço da empresa;
  • Torna possível formas muito específica de utilização e gera novas oportunidades de negócios.


Já o Interactive Advertising Bureau (IAB) divulgou recentemente que o Brasil possui 14,6 milhões de celulares 3G atualmente e, ao final de 2011, a previsão aponta para 35 milhões de aparelhos dessa categoria. Segundo a consultoria Gartner, apenas no ano passado foram vendidos mais de cinco milhões de smartphones. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que, em 2010, 6,34% dos telefones móveis habilitados no Brasil já eram Smartphones, o que confirma o crescimento no mercado nacional.

As tendências, nesse primeiro momento, ainda estão muito ligadas à busca que as grandes empresas têm em manter a imagem de modernas e pioneiras, criando aplicações para estreitar o relacionamento com o público final, estabelecendo canais de comunicação também nessas plataformas. Porém, o diretor da Enken Comunicação Digital, David Reck, acredita bastante em oportunidades ligadas às corporações, mas não diretamente ao público final, por meio da aquisição de lotes de equipamentos e desenvolvimento de aplicativos com conteúdos exclusivos para suas equipes. “Acho interessante principalmente nas forças de vendas de produtos de alto valor agregado, pois assim temos mais chance de conseguir investimentos maiores nesse segmento, uma vez que os equipamentos propiciam uma experiência inédita e totalmente multimídia, agregando muito na venda de um produto ou serviço, cujo apelo visual seja uma viagem, mobiliário, um imóvel, automóvel, aviões, etc.”, explica Reck.

Os aplicativos presentes nos aparelhos móveis (como smartphones e tablets) promovem praticidade no dia a dia das empresas. Eles são desenvolvidos de acordo com a necessidade de cada profissional ou área de negócios. Em alguns casos, eles podem oferecer até uma facilidade maior de navegação na internet do que o próprio laptop. O gerente de produtos da Motorola Mobility, Renato Arradi, relata que os smartphones tendem a ser cada vez mais poderosos, “com funções e capacidade de armazenamento equivalente aos computadores”. Outra tendência para a mobilidade são os tablets.

Para o diretor da WebSoftware, Erick Vils, as empresas investem nesse tipo de equipamento justamente para proporcionar infraestrutura à sua equipe, sempre de olho nos resultados que podem vir por trás disso. Os smartphones e tablets são benefícios concedidos aos funcionários, mas também trazem produtividade. “Queremos nossos clientes focados nas suas atividades-fim. Nosso software não é apenas uma tecnologia, mas um conjunto de sistemas e serviços cujo objetivo final é gerar a melhor performance para os clientes. Criamos, implantamos e hospedamos as aplicações enquanto nosso público colhe agilidade, confiabilidade e tempo livre para focar no que sabe fazer melhor”, complementa o diretor.

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | Próxima >>
 
 
Matérias Relacionadas
     
 
Visão Jurídica :: Reportagens :: ed 101 - 2014
Contrato de trespasse
 
Visão Jurídica :: Reportagens :: ed 101 - 2014
Preto no branco?
 
Visão Jurídica :: Reportagens :: ed 101 - 2014
Para entender
 
     

 
Edição 63 | EXPEDIENTE
Assine Agora
Anteriores
 
Newsletter
 
Receba Gestão & Negócios em primeira mão!
Cadastrar
 
+ Lidas

Carreira & Negócios :: Reportagens :: ed 54 - 2013
Serviço de pós-venda: prática estratégica em um mercado competitivo


Carreira & Negócios :: Artigos :: ed 30 - 2011
A importância da estratégia nas empresas


Carreira & Negócios :: Reportagens :: ed 46 - 2012
Inadimplência: o pesadelo de todas as empresas


Carreira & Negócios :: Reportagens :: ed 32 - 2011
Competência profissional: o que é isso?


 

Feiras e Eventos

19/08/2010
Hospedagem


19/08/2010
Curso


19/08/2010
Programa de Trainee


 
 
Assine Carreira & Negócios
 
Exclusivo na revista
     
  Negócio acessível para todos
Franqueadoras investem em serviços para pessoas portadoras de deficiência e conquistam espaço com uma receita básica: o respeito e a dedicação aos clientes

 
  Um novo caminho
Cursos oferecem conteúdos customizados e propiciam ganhos estratégicos, de produtividade e competitividade no mercado


 
Faça já a sua assinatura!


Visão Jurídica
O Direito de forma ampla e atual.

Assine!Outras ofertas!


Gestão & Negócios
Para vencer na vida pessoal e profissional.


Assine!
Outras ofertas!

Leituras da Histria

Fatos e personalidades que deixaram suas marcas.

Assine!
Outras ofertas!

Raça Brasil
Diversidade é o Brasil de verdade.


Assine!
Outras ofertas!
  ContentStuff - Sistema de Gerenciamento de Conteúdo - CMS