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Como o universo virtual se tornou um canal promissor para alavancar sua empresa


Por Flávia Ghiurghi

CONTATO DIRETO

Como o e-mail marketing impacta no fator lucro para as lojas virtuais? Segundo o CEO da Virid Interatividade Digital, Walter Sabini Junior, há três tipos de e-mail marketing:

O comercial que tem como objetivo suprir desejos e necessidades por meio dos produtos ofertados de acordo com o perfil comportamental de seus clientes. Oferece um atrativo que intriga o destinatário.

O serviço, geralmente, é enviado automaticamente e tem o objetivo de agilizar os processos das empresas e o atendimento ao cliente. Oferece um serviço que facilita tanto para o lojista quanto ao consumidor. Ex.: boleto bancário, aviso de entrega, etc.

O informativo é muito útil para comunicação periódica, como envio de notícias, dicas, tendências, opiniões, etc. Transmite informações pertinentes ao destinatário.

O ROI (Return on Investiment) médio em e-mail marketing é de US$ 45,06 para cada dólar investido, mais que o dobro do ROI conseguido com o marketing na internet, que é de US$ 19,94, segundo uma pesquisa da Associação Norte-Americana de E-mail Marketing. Os dados comprovam a importância do e-mail marketing para conquistar a fidelização do cliente, inclusive na loja virtual. A estratégia deve ser pensada em todas as fases do e-commerce, desde a entrada da loja na web, para a etapa de inserção da marca, até a própria manutenção da loja virtual, ou seja, as campanhas sazonais, diárias, promocionais etc.

De acordo com Sabini Junior, hoje o e-mail marketing representa no mínimo 20% sobre as vendas das lojas virtuais. “Ele é o único recurso on-line que, por meio das interações dos clientes nas mensagens, permite ao lojista interpretar o desejo dos seus clientes e gerar um perfil comportamental utilizando o histórico de cada cliente.” Junior aponta os principais tópicos para auxiliar no bom andamento das campanhas:

Utilize as boas práticas (Quem não tiver o código de boas práticas pode baixá-lo no endereço www.capem.org.br)

Otimize o html do template para uma melhor entrega junto aos provedores destinatários. (UOL, IG, Terra, Yahoo, Hotmail, etc.)

Preocupe-se em corrigir sempre a lista de contatos antes de enviar sua campanha. Manter a lista higienizada ajuda na reputação da marca da loja em relação aos provedores.

Segmentar os contatos de acordo com o conteúdo.

Enviar a campanha (procure utilizar empresas que forneçam plataformas profissionais)

Mensurar os resultados e se preocupar em saber quem visualizou, clicou, e converteu, pois a partir daqui o ciclo se inicia.

 

CUIDADOS ESPECIAIS

Imagens / Fotos - Um dos pilares do site é a prateleira da sua loja virtual. A decisão de compra do seu cliente normalmente está baseada na foto do produto.

Design do Site - Passa a credibilidade e o conceito, principalmente porque o brasileiro ainda não se sente 100% seguro ao comprar pela internet, por isso a importância de um design claro e convincente.

Preços e Atendimento - Estes dois fatores normalmente andam juntos, nem sempre a loja mais barata é a que vende mais. Ofereça um serviço totalmente diferenciado e perceba que o cliente enxergará a diferença de preço como um benefício, por exemplo: política de trocas com satisfação total do cliente, entrega rápida, atendentes especialistas no segmento da loja para sanar dúvidas mais específicas, etc.

“Da escolha tecnológica ao design do site, tudo deve ser cuidadosamente avaliado na hora de optar por um negócio on-line. Por isso, não basta querer partir para a internet. O empreendedor deve ter certeza dos benefícios, dos riscos e das demandas do meio e como ele pode atender ao seu negócio”, aconselha o CEO da Decolar.com no Brasil, Alípio Camanzano.

 

 

 

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