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Como o universo virtual se tornou um canal promissor para alavancar sua empresa


Por Flávia Ghiurghi



Navegue a favor do vento

Existem diversas formas de utilizar a internet como ferramenta de negócios, desde divulgar uma marca por meio de redes sociais, até desenvolver um site completo de comércio eletrônico com banners de promoções. Empresas de qualquer segmento podem alavancar seus resultados com ações na internet. No entanto, como em qualquer estratégia de negócios, o grande segredo é realizar um planejamento antes de iniciar as ações. “Um bom planejamento de marketing digital é exatamente igual a um plano de negócios off-line: envolve pesquisa de mercado (pesquisa de concorrentes e de consumidores), definição estratégica das ações, monitoramento e métricas”, avalia o diretor de criação da Publiweb - Marketing e Consultoria Digital, Conrado Adolpho.

O CEO da Cadastra, agência de search engine marketing, Thiago Bacchin, aponta quatro pilares básicos que uma empresa precisa para comunicar- se com sucesso na internet: SEO - busca orgânica, links patrocinados, e-mail marketing e Social Media Marketing (SMM). “Estas quatro iniciativas são as mais importantes devido à qualidade das visitas, receita e ROI que proporcionam. Apenas SMM acaba gerando resultados menos perceptíveis em curto prazo, porém indispensáveis nos tempos atuais de internet pré-3.0.” Bacchin defende também que uma presença na internet envolve muitos outros aspectos que podem interferir positivamente ou negativamente nas iniciativas de marketing on-line. “Algumas decisões podem afetar o sucesso dos próximos anos de uma marca na internet. Se a empresa escolher uma plataforma de gestão de conteúdo (CMS) pouco amigável às boas práticas de SEO – o que muitas vezes acontece por falta de informação - será muito difícil aplicar um projeto de SEO de modo a tornar a empresa bem ranqueada nos resultados orgânicos posteriormente.”, afirma.

10 DICAS PARA GERAR UM BOM NEGÓCIO PELA INTERNET.

1 Seriedade – Encare a venda online com muita seriedade. O nome é virtual, mas o trabalho é real.

2 Especialização – Procure um nicho para explorar. Quanto mais específico o seu negócio, maior a chance de sucesso na internet.

3 Concorrência – Fuja dos produtos vendidos em grandes magazines.

4 Investimento em tecnologia – Na hora de comprar a sua plataforma de loja virtual, fique atento. Nem todas são tão boas quanto parecem. Tecnologia é muito importante para que uma loja on-line esteja preparada para um rápido crescimento.

5 Formas de pagamento – Inicie o seu site de vendas com o maior número de parcerias (Visa, Mastercard, American Express, entre outras) para facilitar a compra do e-consumidor.

6 Confiabilidade – Esteja na ebit, consultoria que classifica as lojas virtuais no Brasil. Só assim, mesmo ainda pequena, os clientes irão confiar em sua loja. Não economize nos selos de segurança.

7 Teste seu portal – Antes de colocar o site no ar, faça testes e verifique se a sua entrega chega em pelo menos três dias ao cliente. Esse é um fator importantíssimo para a satisfação dele.

8 Organização – Lembre-se dos pilares de um site de vendas: atendimento ao cliente, divulgação digital, logística e administrativo.

9 Marcas – Alie-se a marcas reconhecidas em suas áreas de atuação para conquistar a confiabilidade do e-consumidor e oferecer produtos de qualidade.

10 Estoque – Cuide do seu estoque e da logística para o atendimento ágil ao e-consumidor. Lembre-se de que a primeira impressão é a que fica.

 

 

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